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quarta-feira, 9 de maio de 2012

Atividades Abolição da Escravatura - 13 de maio


ATIVIDADE

Texto 1
      E é com bela caneta de ouro que ela assina a lei que a nação enternecida cognominou de “áurea”. Na rua, a multidão em altos brados exige a presença de Isabel. E a princesa aparece á janela, tendo ainda na mão a pena que acabou de dar a liberdade á raça negra do Brasil. Na praça inteira, o povo agita os braços festivamente, em pleno delírio:
- Redentora! Redentora! Redentora!
      E, quando o escritor da rua se vai apagando, no salão uma voz se alteia, num brando que a todos surpreende:
- Meu Deus! Meu Deus! Já não há mais escravos em nossa terra (...).
      O que se segue depois que Isabel, com sua assinatura, sanciona a lei, são festas, mais festas na cidade inteira, em todas as cidades, em todo pais. Festas durante meses. Festas nas ruas, festas nos corações.
      Festa no coração dos negros, que ficaram livres do cativeiro que os atormentava. Festa também no coração dos brancos, que livres ficaram da nódoa que lhes desonrava a pátria.

Texto 2
      O titulo de “Redentora”, consagrada pelos áulicos da História oficialista á princesa Isabel, não passa de mais uma falácia com que se costuma enganar nosso estudantes de História. A Abolição não proveio do bondoso coração da regente. Foi produto de uma luta violenta, sangrenta, cheia de heróis anônimos. Foi produto também do desespero de uma monarquia decrépita, já desprovida de bases de apoio social, condenada, e que agiu como o afagado: agarrou-se a uma palha. Só que já era tarde demais.
 
1º) Circule nos dois textos as palavras que você não conhece, procure no dicionário o significado e faça um vocabulário nas linhas abaixo:
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2º) Relacionem os textos procurando compreender:
a) Sobre o que falam:
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b) Os principais sujeitos históricos focalizados:
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c) Em que sentido os dois textos se parecem?
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d) Em que sentido os dois textos se diferenciam?
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3º) Os dois textos apresentam uma mesma interpretação a respeito da abolição da escravidão e do papel da princesa Isabel no processo?
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4º) Qual a sua opinião em relação a essas duas formas de interpretar este fato histórico?
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Agora é hora de você pesquisar!
- O que é intolerância?
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- O que é Xenofobia?
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- O que é preconceito?
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- O que é "Estereótipos"?
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- O que é Apartheid?
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- O que é discriminação?
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- O que é Racismo Aberto e oculto?
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5º) Você acha que a pobreza tem alguma relação com a discriminação racial? Registre a sua opinião nas linhas abaixo e depois discuta em sala com sua turma.
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A história do tráfico negreiro até a sua abolição

Na época que os portugueses começaram a colonização do Brasil, não existia mão- de -obra para a realização de trabalhos manuais. Diante disso, eles procuraram usar o trabalho dos índios nas lavouras; entretanto, esta escravidão não pode ser levada adiante, pois os religiosos se colocaram em defesa dos índios condenando a sua escravidão. Assim, os portugueses passaram a fazer o mesmo que os demais européus daquela época. Eles foram à busca de negros na África para submetê-los ao trabalaho escravo em sua colônia. Deu-se assim a entrada de escravos no Brasil.
Os negros, traídos do continente Africano eram transportados dentro dos porões dos navios negreiros. Devido as péssimas condições deste meio de transporte, muitos deles morriam durante a viagem. Após o desembarque eles eram comprados por fazendeiros e senhores do engenho, que os tratavam de forma cruel e desumana.
Em 1850 o primeiro passo para acabar com a escravidão foi dado, poi houve a extinção do tráfico negreiro. No dia 28 de Setembro de 1871, foi declarada a Lei do Ventre-Livre. Esta lei tornava livre os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação. Em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos. Foi em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, que a liberdade finalmente foi alcançada pelos negros no Brasil. Esta lei, foi assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.
PRINCESA ISABEL
Lei que declara a abolição dos escravos

 
 

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