Pesquisar este blog

domingo, 1 de setembro de 2013

03 de setembro - Dia do Guarda Civil

No dia 03 de setembro comemora-se o dia do Guarda Civil, os profissionais que cuidam da segurança do povo.
A guarda civil do Brasil é composta por aproximadamente trinta e nove mil policiais, espalhados em todo o território nacional, garantindo, além da tranquilidade das famílias, os bens, serviços e as instalações dos municípios.
É uma área profissional sob a responsabilidade das prefeituras municipais, sendo que pode existir variação nas Leis que regem as corporações, uma vez que são pautadas em Leis estaduais. A criação da guarda civil municipal é dever da câmara de vereadores de uma cidade, sendo o maior objetivo manter sua segurança pública local.
Mas as normas que regem as competências dos policiais civis aparecem também estabelecidas através da Constituição Federal de 1988, além dos Regimentos Internos das próprias corporações, que ao final tem os interesses agregados à proteção de todos.
Os serviços prestados pelos guardas estão diretamente ligados à população, como ronda, vigilância, patrulhamento, proteção e defesa dos cidadãos. Além disso, protegem ainda suas habitações, os comércios, tudo aquilo que envolve a sociedade civil de um modo geral, além das edificações públicas e outros patrimônios.
Estão presentes na organização do trânsito, nas seguranças das escolas e bancos, em serviços de proteção à mulher, tanto na violência doméstica e sexual, combate às drogas, guarda ambiental, etc.
Os soldados da guarda civil desenvolvem trabalhos preventivos, repreensivos e ostensivos, podendo autuar em flagrante delito, passando por grandes riscos em relação à sua própria proteção, em sua própria vida.
São eles que seguem bandidos nas ruas, lidam com casos de roubos e assaltos, combatem o contrabando de objetos e animais, mantendo contato direto e rendendo os infratores da lei.
Esses profissionais devem ser tratados com respeito e atenção de todos, pois lutam para preservar a ordem nas cidades, a boa qualidade de vida dos cidadãos.
Lembrar da data e cumprimentar os policiais em seu dia será uma forma de retribuir toda a dedicação de seu trabalho.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
 

Desenho para pintar e recortar

 
 
 
desenho de A polícia ajudando as crianças para colorir
 
desenho de Policial para colorir
desenho de Um policial dá uma saudação militar para colorir
 desenho de Policial para colorir
desenho de O policial falando em um walkie-talkie para colorir
 
 
 
 
 
 
 
 

02 de setembro - Dia do Reporter fotográfico

No dia 02 de setembro é comemorado o dia do repórter fotográfico, o profissional que consegue registrar fatos e acontecimentos marcantes, capturando as imagens no exato momento em que os mesmos acontecem.
As imagens podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, dentre outros, retratando alegria, sofrimento, dor, esperança, etc.
A história da fotografia surgiu através do físico francês Joseph Nicéphore Niépce, em 1816, através da “transformação de compostos químicos sob a ação da luz”.
A fotografia é importante para a atividade jornalística, pois serve para complementar a ideia do texto, bem como comprovar a veracidade dos fatos.
Ao longo dos anos, a fotojornalismo tornou-se um estilo de trabalho que se baseia no uso das imagens fotográficas para se veicular às notícias. O surgimento dessa área se deu através do britânico Roger Fenton, que fotografou a Guerra de Crimeia, no período de 1853 a 1856.
Mas a primeira publicação de uma imagem em um veículo de comunicação aconteceu em 1880, através do jornal Daily Herald, de Nova Iorque, com a finalidade de inovar seu estilo de publicação, buscando chamar mais a atenção dos leitores.
Porém, a genialidade da ideia somente se tornou popular com a chegada do século XX, sendo possível devido à invenção da primeira máquina fotográfica portátil, a Kodak, que podia ser facilmente carregada por todos os lados.
No tempo dos nossos bisavôs e avôs, as fotografias não eram comuns. Ao pesquisarmos a história de nossas famílias podemos perceber o quanto as imagens mudaram de lá para cá, tornando-se mais límpidas, com muito mais qualidade que antes, o que somente foi possível com os avanços tecnológicos.
As primeiras máquinas fotografavam em preto e branco. Mais adiante, o homem inventou o filme, que possibilitava a revelação em cores, chegando aos modelos da atualidade, os digitais, que capturam as imagens através da memorização das mesmas.
Um estilo jornalístico que tem chamado grande atenção do público nos últimos anos são os paparazzi (no singular, paparazzo).
Os mesmos fotografam celebridades do cinema e da televisão, expondo suas imagens em momentos mais descontraídos ou comprometedores. Essas matérias são alvo das revistas de fofoca, pois atingem grande sucesso nas vendas das mesmas.
A ideia desse trabalho fotográfico foi proposto no filme de Frederico Fellini, La Dolce Vita (1960), que teve o nome do fotógrafo Signore Paparazzo baseado no nome de um mosquito siciliano “paparaceo”. A atuação do fotógrafo era de Walter Santesso, que trabalhava com Marcello Mastroiani, interpretando o jornalista Marcello Rubini.
Mas independente da forma de atuação do repórter fotográfico, seu trabalho é muito importante para a população, pois registra os fatos como eles realmente acontecem, trazendo-nos a possibilidade de tomar conhecimento dos mesmos.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-reporter-fotografico.htm

Dia do Reporter

"Aqui fala o repórter Pedro"

Comemore o Dia do Repórter com uma atividade divertida e interativa

Por Ana Vasconcelos


Objetivos:

Propiciar a interação entre os alunos
Estimular a relação interpessoal
Trabalhar a linguagem oral de forma lúdica
Propiciar o respeito mútuo, pela necessidade de saber ouvir


Faixa etária:
a partir do 1º ano

Dentre tantas profissões que exigem fôlego, uma delas é a de jornalista. Se um dia o repórter pode estar cobrindo o drama de uma enchente, no outro dia ele é capaz de emocionar a todos transmitindo um parto diretamente de uma maternidade. Para homenagear esse profissional, que tal convocar os alunos para terem o seu Dia do Repórter? "O professor pode pedir para os alunos entrevistarem os próprios colegas de turma. É uma forma lúdica de trabalhar a oralidade e de fazer com que eles se conheçam mais", afirma Plínio Ventura Nunes Filho, professor de Português do Sesi e coordenador pedagógico do Colégio Objetivo de Osasco (SP). "Isso pode ser feito no contexto de volta às aulas, em que eles contam como foram as férias ou o que esperam da nova série", complementa. Além de dar a todos a oportunidade de falar, o professor pode ressaltar a importância de saber ouvir. A atividade permite ao professor, ainda, obter conhecimentos prévios sobre a oralidade da turma.

Filmadora
Materiais: Caixa de sapato encapada com papel adesivo Caixa pequena de remédio encapada com o mesmo papel Estilete Bocais de potes de remédio (plástico)
Fita adesiva preta
Cola quente
Tampinhas pintadas
1 pedaço de elástico preto grosso


1.
Corte um círculo na parte da frente e outro na parte de trás da caixa, levando em conta o tamanho dos bocais de plástico.




2. Encape os bocais com fita adesiva.








3. Encaixe-os nas circunferências da caixa de sapato.







4. Cole a caixinha de remédio juntamente com o elástico e as tampinhas.



Microfone
Materiais: 3 rolos de papel higiênico Papel-alumínio 1 pedaço de fio Rede de cabelo (de ballet)
1 bola de isopor
Cola branca ou cola quente


1.
Abra os rolos e faça um cone, deixando uma abertura para o fio.







2. Cole o fio na parte de baixo do cone.








3. Encape o cone e a bolinha de isopor com o papel-alumínio.









4. Amarre a rede na bolinha. Cole a bolinha no cone com fita adesiva.




http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/82/artigo209084-2.asp

Semana da Pátria

Atividades

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ideias retiradas do blog Espaço Educar
http://espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/08/projeto-semana-da-patria.html


 Um belo projeto para a semana da Pátria e Independência:

Mural da Escola Belisarina Galdino de Oliveira
 

INTRODUÇÃO

A democracia é uma conquista do povo brasileiro e devemos sempre
exercer a cidadania. O dia 7 de Setembro é uma data muito especial, o nosso
país vive um momento de eleição, já passou por um período de ditadura militar
e hoje temos liberdade de expressão, uma conquista que iniciou com a
Independência”. Por isso a importância de se trabalhar nos alunos essa
consciência, e o amor a Pátria.
A semana da Pátria é sempre momento de emoção e reflexão.
Começamos a nos tornar uma nação independente, marco histórico de uma
luta iniciada bem antes e que continua até hoje. Homenagem à Pátria Amada é
o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o
túmulo dos antepassados, a comunhão da Lei, da língua e da liberdade, cada
um de nós faz parte desta Pátria Amada.
É importante que a escola cuide para aproximar o aluno do significado
dessa data. Vale pensar um pouco sobre isso para planejar e estabelecer as
intenções de cada uma das atividades promovidas junto aos alunos. A criança
deve entender que nós somos o Brasil. Podemos expressar nosso amor a
Pátria preservando o que o país tem de mais bonito: suas áreas verdes, seus
pássaros, seu ar, ...
Podemos expressar o amor a Pátria sendo solidários, cuidando e
respeitando cada um que está ao nosso redor. Nosso amor a Pátria se faz pelo
reconhecimento e respeito a sua terra, sua natureza, sua gente e seus
símbolos.


JUSTIFICATIVA
É preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos,
levando-os a conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que
constituem obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país,
bem como as grandes realizações, marco da nossa história, a fim de
proporcionar-lhes maior compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.


OBJETIVOS

GERAL

Despertar o amor à sua pátria, valorizar e respeitar os símbolos
nacionais;

ESPECÍFICOS

Despertar, através da reflexão, a consciência sobre os deveres para
com o patrimônio escolar, valor e respeito aos colegas, professores e demais
funcionários;
 Incentivar o amor à Pátria;
 Cantar e interpretar o Hino Nacional;
 Conhecer e localizar os Estados, capitais e suas respectivas siglas
trabalhando no mapa do Brasil.

Conhecer as diversidades naturais e políticas do Brasil através de
Bancos de Dados;

Conhecer a realidade, político-econômica e social que vivemos,
redescobrindo a cidadania e resgatando os valores éticos e morais.



METODOLOGIA

O Presente Projeto será realizado do dia 03 a 07 de Setembro, na
Semana da Pátria, com atividades diversas durante os cinco dias.
No primeiro dia, antes do início das aulas haverá o hasteamento das
Bandeiras do Brasil, Estado e Município, neste momento a Direção dará início
as atividades da semana. Após a fala da direção os alunos respeitosamente
cantarão os Hinos do Brasil e do Estado.
No segundo e terceiro dias os alunos desenvolverão, em sala atividades
referentes ao tema PÁTRIA, estas poderão ser desenhos, cartazes,
interpretação de textos, pesquisas na Sala de Tecnologias entre outras.
No quarto e quinto dias os alunos participarão de uma gincana cultural e
esportiva na quadra da Escola, onde os alunos serão separados em equipes.
Haverá a participação da comunidade externa que poderá fazer parte dessas
equipes, promovendo assim a integração aluno/escola/comunidade.


CRONOGRAMA



AVALIAÇÃO
Será de forma contínua durante a Semana observando a participação e o
empenho de todos os envolvidos no Projeto.


REALIZAÇÃO:

ESCOLA ESTADUAL LUIS VAZ DE CAMÕES
IPEZAL/ANGÉLICA – MS


Painel
http://criandoartecommagia.blogspot.com.br/2012/09/painel-semana-da-patria.html
 
 

Mais Atividades
Atividade 7 de Setembro Independência do Brasil Educação Infantil